sábado, 9 de junho de 2012

ESTUDO BÍBLICO

ALIANÇA - PACTO DO CONCERTO

Introdução
Por toda a bíblia podemos perceber Deus se revelando, se manifestando aos homens Como um Deus de alianças.
Salmo 25,14 - é necessário ser íntimo do Senhor para que se tenha uma real compreensão do que significa ter um pacto com Ele.
Muitas vezes achamos que somos íntimos de Deus sem nem ao menos conhecermos o sua palavra diz, ou seja quais são as regras básicas da ALIANÇA/PACTO do CONCERTO. Por que isso acontece com muitas pessoas? Está faltando intimidade. Sl 111; 10 diz que o TEMOR É O Principio da Sabedoria e REVELA PRUDENCIA AOS QUE PRATICAM... Não conhecemos os segredos de Deus, não sabemos o que é ser amigo de Deus, João 15;15 Diz que Jesus nos chama não de servo, mas de AMIGOS.
Deus para muitos de nós é apenas um ser mágico que resolve problemas e não alguém para termos comunhão.
Muitos querem ouvir algo que não exige renúncia e nem compromisso. Queremos apenas que Ele resolva os nossos problemas e mais nada. Na verdade se Deus resolvesse de imediato as orações que lhe fazemos, creio que Ele jamais ouviria a nossa voz em oração outra vez a não ser para lhe pedirmos ou quem sabe exigirmos mais alguma coisa para o nosso próprio deleite. Quase nunca fazemos coisas para agradar de livre e espontânea vontade, mas sim porque cremos que Deus promete nos agradar se o agradarmos. Estamos buscando a Deus não porque Ele é Deus e sim porque queremos apenas sermos livres dos nossos fantasmas, leões e outras coisas +.
Eu posso ter Deus se Deus me tiver. Não quero apenas ter confiança em Deus, que ter a confiança de Deus. E... Quando isso acontece? Quando entro em aliança com Ele. Terei tudo dEle, quando Ele tiver tudo de mim.
Quando compreendemos isso, assumimos privilégios e também responsabilidades diante de Deus, o cristianismo deixa de ser um negócio, mas um compromisso sério, UMA ALIANÇA/UM PACTO, sobretudo de FÉ.
A Igreja é comparada a uma noiva que está aliançada com o noivo Jesus Cristo. Ela é a prometida do cordeiro!
Para que possamos entender o significado de aliança contida na palavra de Deus vamos analisar como os hebreus entendiam isso. Existiam oito passos que eram dados a fim de que uma aliança fosse realizada.
passo – TROCAR AS VESTES
O primeiro passo que davam as pessoas que fariam o pacto era a troca de roupa. Um se despia de sua roupa ou de sua túnica e a entregava ao companheiro de aliança. Com este gesto ele queria dizer o seguinte: ”eu te entrego toda minha vida, e tudo o que eu possuo pertence a ti Tb”.
1Sm 18,1 – exemplo desse pacto No pacto existem direitos e deveres, não pode ser estabelecido somente pensando nos direitos que oferece. Seria egoísmo e não amor. Deus não está procurando pessoas que entrem em aliança com Ele somente pelos benefícios da aliança, o amor deve ser o fundamento principal para se realizar o pacto.
Verso 4 – a pessoa que faz aliança assim está dizendo que jamais deixará seu companheiro sem cobertura. Jamais deixará sua nudez exposta. Ele está assumindo o compromisso de cobrir sua nudez, e Tb estava dizendo que seu amigo jamais passaria frio.
O mesmo Deus fez conosco, enviou Jesus para nos cobrir. Na verdade somos todos como Adão que pecou contra Deus e tentou esconder sua vergonha, sua nudez com folhas. Por que será que pensamos que podemos viver escondidos de Deus ou podemos tentar ficar em sua presença com vestes feitas de folhas?
A miséria de Adão e Eva tocou o coração de Deus Gn 3:31 Diz a palavra que Jesus é o cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo e NÃO antes da fundação do mundo(apocalipse 13.8). O cordeiro que foi morto para cobrir a nudez de Adão e Eva era uma profecia do que Deus ia fazer conosco.
Efésios 4,24 – fala sobre o despojar do velho homem e o vestir do novo homem. Ele tira nossa roupa de pecado e nos cobre com vestes de salvação.
Antes o faminto, o filho prodigo, chegou com vestes sujas, mas o pai lhe deu vestes novas. Assim fez o Senhor conosco: Tirou nossos trajes sujos de pecado, os quais davam ao diabo o direito para nos acusar, e nos vestiu com vestes de salvação. Eu entreguei as vestes sujas para Deus e Ele me deu as suas que são puras e limpas!
Passo – A TROCA DAS ARMAS                                                                    
1 Samuel 18.4   - primeiro Jonatas entregou sua capa a Davi quando fizeram esse pacto. Isso fala de cobertura. Com esse gesto Jonatas está dizendo a Davi que seria sua cobertura, ou seja, que não o deixaria exposto de forma alguma. Depois entregou sua armadura. Isso fala de parceria de guerra. Jonatas está dizendo a Davi que ele nunca estaria sozinho em uma batalha. Iria lutar com ele e por ele. Isso mesmo Deus fala a sua Igreja. Ele está conosco e peleja as nossas pelejas.
Chega a vez da entrega da espada. Isso fala de defesa. Estaria disposto a defender e fez isso diante de seu próprio pai, o rei Saul.
A entrega do arco fala de seu sustento. O arco era utilizado como instrumento de caça e ele está dizendo que sempre estaria pronto pra suprir as necessidades do amigo de pacto, de aliança. O que Deus disse a esse respeito a nos?...se o buscassemos Ele também suprirá nossas necessidades.
O cinto fala de segurança. Ele esta passando firmeza para Jonatas. O significado dessa ação era bem claro, Jonatas estava dizendo:”Estou lhe dando toda a minha força e habilidade para guerrear.Se alguém se levantar contra vc, na verdade se levantará contra mim.As sua batalhas agora são minhas, e os seus amigos agora são meus. Foi exatamente isso que Deus fez conosco ISAIAS 54,17.
Ele nos deu suas armas para vencermos em qualquer batalha. Ele nos deu sua armadura(efésios 6:10-18). Ele nos deu habilidade e o poder para derrotarmos o diabo e seus demônios(Lucas 10.19). Nossos inimigos são inimigos de Deus(Ex 23,22) Quando estamos aliançados com Deus então esta certeza também entra em nossos corações, pois sabemos que nossas lutas são as lutas dele.
É Deus quem vai lhe dar a vitória. Não é sua capacidade, sua sabedoria, seus argumentos, seus conhecimentos, e sim Deus é quem entregará o inimigo em suas mãos.
passo – A TROCA DOS NOMES
Esse também era um passo bastante comum entre duas pessoas que entravam em aliança, ou pacto. Essa é a razão por que no casamento, que é uma aliança, um contrato, uma pessoa passa a usar, a partir daquele momento, o nome da outra com quem está se unindo em amor. Na palavra existem vários exemplos disso. Abrão para Abraão. Deus para Deus de Abraão. Somente os casados podem usar o nome. Os namorados não podem, os noivos não podem, ou juntados não podem. Somente os que fizeram o pacto podem trocar de nome.
Hoje temos o direito legal de usar o nome de Jesus em nossas orações ao Pai. Temos o poder do nome de Jesus em nossas vidas. Possuímos este nome e este nome nos possui. Através da aliança que temos, de nosso compromisso com Ele, nos tornamos seus representantes nessa terra. Agimos em sua autoridade como se fosse ele mesmo agindo aqui na terra.
Antigamente quando nos aliançavamos através do casamento passávamos a possuir as riquezas, tudo o que pertencia ao cônjuge. Tudo que Jesus conquistou é direito nosso, somos herdeiros! Temos o nome dele na nossa certidão!
passo – A MARCA DO INFINITO
Os participantes do pacto tomavam um animal e o partiam pelo meio, limpavam um pedaço de terra e ali eles colocavam estes dois pedaços, separado um do outro. Podemos ver o próprio Deus orientando Abraão sobre isso, em Genesis 15,10.
Então cada um começava a caminhar ao redor de um dos pedaços do animal que estava ali no chão; logo depois eles trocavam de lugar, e continuavam caminhando ao redor dos pedaços de carne, e logo em seguida eles começavam a caminhar em forma de 8, cruzam-se várias vezes e, enquanto isso, eles pronunciam os termos do pacto para seu companheiro; e começa a aparecer, por causa das marcas do caminhar na terra, a forma de um numero 8.
Estas duas pessoas estão se convertendo em uma só. O pacto que eles estavam fazendo não deveria de forma alguma se quebrado por nenhuma das partes. Era um pacto eterno. Era pra toda vida. Assim é o pacto de Deus conosco. Um pacto eterno feito baseado em seu puro amor incondicional por nossas vidas. Baseado no que Jesus fez por nós na cruz,vamos passar a eternidade com Deus.
passo – PRONUNCIAR OS TERMOS DO PACTO: BENÇÃOS E MALDIÇÕES
Enquanto caminhavam entre essas duas partes do animal, um declarava para o outro as bênçãos decorrentes por guardar o pacto e as maldições que viriam se o pacto fosse quebrado.
Diante das muitas testemunhas que estavam ali eles citavam quais seriam as leis que governavam este pacto. Alias, acredita-se que foi através deste ritual que nasceu o casamento com testemunhas, alianças e anúncio de bênçãos, etc.
Veja o texto: Dt 28:1 a 9  e 15 em diante Paulo escreve em Gálatas 3:13, q       eu o Senhor Jesus se fez maldição por nós, pelo fato de não podermos guardar toda a lei de Deus.Todas as maldições que estavam descritas em Dt 28 foram anuladas na Cruz do calvário em nosso favor, para que hoje pudéssemos desfrutar das bênçãos de Abraão.
Se recebemos a Jesus Cristo como nosso Senhor, então somos abençoados juntamente com Abraão. As promessas que foram feitas para ele, são promessas feitas para nós também. Somos na verdade, herdeiros dessas promessas.
O verdadeiro Israel de Deus, os verdadeiros filhos de Deus são aqueles que receberam a Jesus pela fé em seus corações.
Temos que entender que toda pessoa, em qualquer lugar deste mundo, que aceita a Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador é incluída instantaneamente na aliança que Deus fez com Abraão e pode desfrutar de seus privilégios. Somos herdeiros das promessas que Deus fez a ele.
passo – DEVERIAM CONSTRUIR UM MEMORIAL
A razão pelo qual os memoriais eram construídos é que serviriam como um sinal do pacto para que o povo sempre viesse a se lembrar dele. Olhando para o memorial lhes vinha a memória o pacto que fizeram. Por essa razão os chamamos de memoriais, pois é aquilo que nos faz lembrar, é aquilo que nos traz à memória algo que fizemos no passado. O sinal ou monumento, quando visto, fazia com que a memória fosse ativada, trazendo assim recordação de algo a mente Alguns memoriais foram levantados durante a narrativa bíblica, os quais podem nos ajudar a compreender o memorial mais excelente de toda história da humanidade.
O arco- íris Quando o grande Deus faz um pacto com seu servo Noé, Deus também lhe fez uma promessa de que não destruiria mais a terra com águas do dilúvio. E acompanhando esta promessa veio o memorial, que o faria lembrar do pacto. E qual foi o memorial que Deus estabeleceu para fazer Noé lembrar-se do pacto? Um maravilhoso, belo e colorido arco é colocado nas nuvens. Hoje ele é chamado de arco-íris.
A circuncisão, as estrelas e a areia da praia – Quando o Eterno Deus fez a sua aliança, seu pacto, com o seu amigo Abraão, um memorial também teve de ser estabelecido. E qual foi o memorial que Ele estabeleceu? Gn 17,11. Esta circuncisão era o sinal que os faria lembrar que estavam no pacto de Deus.
Davi venceu o Golias firmado neste pacto de Deus, ele sabia que o filisteu era um incircunciso, ou seja, ele não tinha um pacto com o Deus Todo Poderoso.
Percebemos também que Deus usa por várias vezes a areia da praia e as estrelas do céu para fazer Abrão lembrar-se do pacto estabelecido por Deus. Bastava Abraão olhar para as estrelas do céu ou para a areia da praia e lá estava o memorial que o fazia lembrar do pacto estabelecido por Deus. E isso com certeza fortalecia a sua fé.
Já imaginou ter as estrelas do céu e a areia da praia como testemunha de que Deus fez um pacto com você?
Estes memoriais sempre fortaleciam as pessoas. Eram usados muitas vezes para renovarem seus ânimos e dar-lhes forças para perseverarem e vencerem, como aconteceu com Davi diante do próprio Golias.
As tábuas da lei e o sábado
O memorial com Israel, através de Moisés, eram os 10 mandamentos, gravados em tábuas de pedras e também foi estabelecido o sábado. Esta aliança foi feita com toda uma nação. O sábado era para nação de Israel um sinal do pacto que Deus fez com seus antepassados. Ex 19:5 Ex 31:16 a 18
Toda semana eles poderiam trazer a memória o pacto de Deus. Quando alguém lhes perguntava o motivo ou a razão por que não trabalhavam no sábado, a resposta era que eles estavam em aliança com um Deus eterno e que este sábado era o sinal que os fazia lembrar disso.
A pedra – Quando Deus fez um pacto com Jacó, este tomou a pedra sobre a qual havia dormido, derramou azeite sobre ela, fazendo um memorial diante de Deus. Gn 28:18-22
Podemos perceber, através de todos estes exemplos, a importância de ter um memorial para nos fazer lembrar da aliança, do pacto, do concerto que um dia fora feito.No novo testamento, porém, podemos ler a respeito de um memorial eterno, de um memorial mais sublime do que todos estes que foram descritos até aqui.
O MEMORIAL EM TRÊS DIMENSÕES
Podemos ver que foram usados pedras, árvores, animais, poços, montes de pedras... Davi e Jonatas usaram a armadura e a capa como sinal do pacto. O próprio Deus usou o arco-íris com Noé, e as estrelas com Abraão, o sábado com Israel.
E no novo testamento como foi? Muitos de nós pensamos que a cruz é este memorial deixado por Deus, mas não é. A cruz se tornou um símbolo do Cristianismo, porque Jesus foi crucificado nela. Mas a cruz sempre foi um sinal de morte e maldição. O símbolo do cristianismo, nos primeiros séculos, era o peixe.
Embora a cruz nos faça lembrar de Cristo, não foi este o memorial que Deus estabeleceu para a sua igreja nesta terra.
Rev. Iro Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário